.
Home » » UM POUCO DO UNIVERSO DA CRIPTOZOOLOGIA

UM POUCO DO UNIVERSO DA CRIPTOZOOLOGIA

Postado Por: Samuel Santos As segunda-feira, 18 de março de 2013 | 17:12





Não é nada relacionado ao Super Cão, apesar de que faria sentido pelo fato de ser um animal fantástico, mas enfim...
Cripto vem de oculto, zoologia é o estudo dos animais. Logo, criptozoologia se refere ao estudo dos animais ocultos. Não é considerada uma ciência e sim uma pseudociência, pois não se baseia no método científico, mas em supostos relatos de criaturas lendárias, mitológicas, monstros, aberrações ou algo parecido. Essas criaturas são chamadas criptídeos.
Apesar de não ser considerada ciência, alguns dos criptídeos foram posteriormente comprovados pela ciência. Vamos ver um pouco dessas criaturas, começando pelas não comprovadas e por fim mostrarei as que sua existência foi comprovada. Todas bem curiosas...







Anaconda Gigante – Sendo inspiração para filmes, trata-se de sucuris em tamanhos exagerados. Há depoimentos de pessoas que já viram uma que chegasse 40 metros. Porém, até onde sabemos estes animais só chegam aos 9 metros, a maioria tem entre 4 e 6 metros. Os mais velhos habitantes da Amazônia afirmam que a lenda é verdadeira.



Ahool, o Morcego Gigante de Java
- A primeira menção dessa criatura foi a descrição do Dr. Ernest Bartels, enquanto ele estava explorando nas Montanhas Salak, que são encontrados na ilha de Java. Ao explorar uma cachoeira, Bartels de repente viu um morcego gigante voar sobre sua cabeça. Duas semanas depois, Bartels encontrou novamente a criatura, desta vez ouviu o barulho, “um ruul”, fora de sua cabana, quando saiu para vê-lo, ele fez o som novamente e depois voou para longe. O Ahool é dito como tendo a envergadura de 12 pés.



Chupacabra –
Existem relatos nos EUA, México, Porto Rico e até aqui no Brasil. Seria uma criatura espinhosa semelhante a um lagarto do tamanho de um urso pequeno que se alimenta do sangue de outros animais, principalmente de cabras (óbvio, né?). Relatos de criaturas semelhantes também existem, como o Vampiro de Moca, uma criatura desconhecida que matou animais na cidade de Moca em 1970 e a Besta de Bladenboro que aterrorizou os EUA atacando cães, porcos e cabras  em 1954. Por enquanto, tudo permanece um mistério.



Monstro do Lago Ness –
Também chamado de Nessie, é descrito como um ser habitante do Lago Ness, na Grã Bretanha, semelhante ao Plesiossauro. Existem diversos relatos da criatura, inclusive fotos, vídeos e sonares. Essas são fotos do Robert Rines, maior pesquisador do lago
. O Jornalista Marmaduke Wetherell, em 1994 confessou ter fabricado varias fotos do monstro do lago Ness. Tais atitudes fizeram com que qualquer outra evidência fosse desacreditada.    
Em 16 de julho de 2003, o escocês aposentado Gerald McSorley de 67 anos, encontrou um fóssil de quatro vértebras com 29 cm de comprimento e muito bem conservadas (partes da espinha dorsal e marcas de veia) de um Plesiossauro adulto de cerca de dez metros de comprimento, quando passeava pela beira do Lago Ness, ao norte de Drumnadrochit, na Escócia. Isso prova que no passado o lago foi ambiente de Plesiossauros.
Existem relatos de criaturas semelhantes em outros lagos no mundo, como no Lago Champlain, localizado entre os estados de Nova Iorque e Vermont.




Pé Grande –
É descrito como meio homem, meio macaco que habita florestas do pacífico noroeste e partes da província da Columbia Britânica, no Canadá.
Especula-se que seja um parente do macaco gigante pré-histórico, Gigantopithecus blacki. Os relatos mais antigos do Pé Grande são de 1924. Acredita-se que as fotos e vídeos da criatura são apenas de pessoas vestidas de macaco. De certa forma, o Gigantopithecus blacki de fato existiu (foto).



Pterossauros
Lendas de pterossauros vivos nos dias atuais comuns em Zâmbia, Congo e Angola. Conhecidos como Ropen ou Congomato, depende da região.  Essa é uma foto que circula na net de um suposto pterossauro capturado e foi comprovada ser uma fraude.



M
okele-mbembe- Seu nome significa “aquele que pára os rios”. Descrito pelos nativos de Congo como metade elefante, metade dragão que vive em lagos. Associado a um saurópode. O curioso é que quando são mostradas aos nativos imagens de animais, eles associam a criatura aos diplodocus e aos braquiossauros. Lembrando que esses nativos vivem isolados da civilização e não têm nenhum contato com paleontologia. Alguns criacionistas da Terra Jovem usam esse exemplo para mostrar que é possível os homens terem convivido com os dinossauros, sendo a extinção destes recente, não é improvável que alguns possam ter sobrevivido. Até alguns evolucionistas crêem ser possível a existência de tal animal devido ao seguinte fato:

“A bacia do Congo permaneceu estável no plano geológico e climatológico, e os crocodilos, parentes próximos dos dinossauros, sobreviveram com poucas alterações, a continuação de uma pequena população de dinossauros num meio isolado, estável e adequado não é impossível, apesar de quaisquer provas da real existência da criatura ainda serem desconhecidas.”   

Várias expedições acontecem a procura desse animal, mas até agora nada além de pegadas.


Mamute - Existem relatos de avistamento de mamutes vivos na Sibéria, entre a década de 70 e 80.

Seres muito improváveis: Criaturas como sereias, vampiros e lobisomens também são consideradas pela criptozoologia, porém nada de sobrenatural. Seriam espécies derivadas do homo sapiens surgindo por meio de mutações genéticas.

Existem relatos de diversos outros criptídeos, porém a lista ficaria muito grande irei por os nomes para quem quiser pesquisar: Besta do Bray Road, Besta de Busco, Besta de Gévaudan, Verme da Morte da Mongólia, Bunyip, Con Rit , Kraken, Levietã, Dragões, Iety etc. A seguir, alguns criptídeos que posteriormente foram comprovados pela ciência:



Aardvark -
O único sobrevivente da família Orycteropodidae.



Celacanto –
Fóssil vivo dos mares africanos.



Dragão-de-komodo -
Lagarto gigante que vive na Indonésia.



Lula-gigante -
segundo maior invertebrado existente na Terra.



Lula-colossal -
maior invertebrado existente na Terra.



Ocapi -
animal da selva africana, parente da girafa, mas com pescoço curto e listras como uma zebra.

Há ainda muito da fantástica diversidade de vida em nosso planeta a ser descoberto.
Compartilhe este artigo: :

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Seguidores



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2013. Traveller
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger