.
Home » , , , , » Moken: peixes-humanos, ou quase.

Moken: peixes-humanos, ou quase.

Postado Por: Chaos As quarta-feira, 31 de julho de 2013 | 10:15



Quem disse que nômades não existem mais? O povo Moken são nômades da região da Tailândia, e quase peixes!

Os Moken (Mawken ou Morgan) são um grupo de 2.000 a 3.000 pessoas que vivem se mudando de ilha em ilha da costa de  Myanmar e da Tailândia, localizando-se principalmente no arquipélago de Mergui. ou seja, são Nômades do Mar.
Sua cultura é totalmente baseada no Mar, vivendo da coleta de frutos do mar e da pesca, e levam muito a sério isso sendo trinados desde pequenos. Alguns chegando a aprender a nadar antes mesmo de andar!

São um povo muito ligado ao mar e a natureza, estando quase o tempo todo na costa ou no mar, estabelecendo-se em terra firme apenas no período das monções, momento em que aproveitam para lucrar com o comercio para mercadores chineses, e principalmente o artesanato.

O mais impressionante de tudo sobre eles, é sua habilidade no mar, tanto para pesca usando utensílios simples como redes e arpões, quando para a natação.
Eles detêm um conhecimento e convivência excepcional do mar e da vida marinha, e são tão bem treinados e acostumados que conseguem mergulhar e chegar até 20 metros de profundidade e ficar lá por vários minutos em busca de peixes.

Enfim, quando conheci o povo Moken, me encantei instantaneamente por eles, e obviamente comecei a viajar legal imaginando como deveria ser a vida de um. Imaginar que incrível a sensação de liberdade seria não ficar preso a um lugar, a uma terra natal com leis sobre você e te dizendo a todo tempo como você deve viver e se portar, além de querer registrar tudo o que você faz. Como deve ser incrível o contato e a interação deles com a natureza, e a convivência marítima que deve fazer com que suas moradas provisórias tenham vistas extraordinariamente belas, com as paisagens litorâneas e etc.

Acho que muita gente não curtiria essa rotina, de ao invés de acordar e comprar pão pro café da manhã, ter que pegar o arpão e ir caçar algum peixe, depois assa-lo numa fogueira e só então come-lo. eu particularmente adoro esse tipo de coisa, e acho que aventuras deixam a vida mais interessante.

Por fim, confira as imagens da fotógrafa norueguesa Sofie Olsen, que uniu-se à equipe nas Ilhas Surin, na fronteira entre Mianmar e a Tailândia, para documentar seu modo de vida. (A imagem de capa também faz parte da coleção, confira todas as imagens clicando aqui)  












---------

E você? gostaria deste estilo de vida?

O Viajante.
Compartilhe este artigo: :

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Seguidores



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2013. Traveller
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger