.
Home » , , , , » Obra de arte animada: Mushishi

Obra de arte animada: Mushishi

Postado Por: Chaos As terça-feira, 30 de julho de 2013 | 12:22



Não costumo falar ou fazer análises de animes aqui no blog, mas este realmente merece minha atenção. Temos então um anime diferente de qualquer outro que eu já tenha ouvido falar. Aqui não temos cenas de batalhas épicas, não temos ninjas, não temos mortes sangrentas, humor exagerado, ou magias e um zilhão de cores aparecendo na tela. Temos algo muito, mais muito profundo. Tanto que a maioria corre o risco de não entender e por fim não gostar do anime em questão.



Ok, tendo em mente que não é algo que agrade a todos, sim, é pra aqueles que gostam de arte, e das sensações que elas causam que varia de pessoa pra pessoa. Cada um interpreta a arte de uma forma única, eu vou dar um exemplo clássico:

Todos com certeza já viram em algum lugar (geralmente na escola) o quadro O Grito, do pintor Norueguês Edvard Munch. Todos que olham a pintura, uns dizem que o personagem está gritando de dor, ou horror. outros dizem que ele está ouvindo um grito estridente que fazem seus ouvidos doerem. ou seja, diferentes pessoas possuem diferentes interpretações e sensações sobre a mesma obra.


E assim também é com Mushishi, é como uma obra de arte só que animada. É um anime muito pessoal, e extraordinário de infinitas visões e sensações, muitas delas inexplicáveis.
Além disso o visual é realmente belíssimo, os cenários muito bem desenhados, cheios de detalhes e sombras me impressionam muito. Além dos personagens muito bem construídos e igualmente desenhados, em um estilo que não puxa os clássicos olhos e bocas que fazem caretas exageradamente grandes.

Mas sobre o que é? vamos lá...
Antes de explicar exatamente, preciso dizer que é preciso reduzir seu nível de descrença, e aceitar a mitologia do anime, já que ele é inteiro baseado em lendas e contos japonês.

Mushishi apesar de possuir 26 episódios, não possui uma sequencia cronológica nem ligação entre eles, sendo historias independentes, tendo única coisa em comum o personagem Ginko e os Mushis.

Mushis (Inseto em japonês) são seres oniscientes que vivem em contato com a essência da vida em sua forma mais básica, e existem mais ou menos no mesmo plano que os seres humanos, podendo interagir com o mundo real, e causar vários acontecimentos sobrenaturais. Mas não, não são fantasmas, entenda como formas de vida muito básicas, como micro-organismos que apenas estão tentando sobreviver e evoluir, e no
meio do processo acaba influenciando muitos outros seres.
Eles de fato existem no universo do anime, mais por ter este ar mistico são poucos que conseguem vê-los. Os que possuem este dom, são chamados de Mushishis, e geralmente dedicam a vida a estudá-los.


 Ginko é um jovem de cabelos brancos, que possui um único olho que é verde, e não possui nenhuma memoria sobre quem ele é de verdade. Porém, ele é um Mushishi, e misteriosamente ele atrai os Mushis para onde está. Mushis afetam as outras formas de vida, o que faz com que grande acumulo de Mushis façam as pessoas adoecerem ou terem diversos tipos de problemas, o que impede de Ginko passar muito tempo em um único lugar, e faz ele se tornar um eterno viajante e pesquisador dos Mushis.


Cada episódio se passa em um lugar diferente em que Ginko chegou, e precisou resolver alguma situação envolvendo os Mushis, assim resolvendo problemas do lugar e aprendendo mais sobre estes seres. Após pegar o ritmo e clima do anime, vai perceber que a cada historia apresentada ele se torna ainda mais sensacional, provando a riqueza da cultura oriental.
E cada situação apresentada, nos faz refletir sobre vários conceitos relacionados a fé, preconceito, desejos, sonhos, nossas prisões interiores, entre outras coisas.
É muito interessante ver as reações das pessoas a estes seres que elas não podem ver, mais que afetam e muito seu mundo.

Enfim, talvez eu faça um outro post explicando e me aprofundando mais na parte filosófica, psicológica e moral desta obra, e gostaria de terminar comentando sobre a trilha sonora que também é um espetáculo. E em particular a musica tema, dá uma sensação de alivio e deixa muito relaxado. bem ao clima do anime em si, uma historia de completo mistério e reflexão.

 (Abaixo musica original, tema de Mushishi)


Composição: Ally kerr
Tradução: Letras.mus.br

The Sore Feet Song

"Eu percorri dez mil milhas, dez mil milhas para ver você,
E me agarrei a cada suspiro apenas para te encontrar.
Eu escalei cada montanha pra chegar até você
Eu vaguei por terras antigas para abaraçar você

E a cada passo do caminho, eu sofri...
Cada noite e dia,
eu procurei por você.
Através de tempestades de areia e nebulosos alvoreceres, eu busquei por você

Eu roubei dez mil libras, dez mil libras para ver você.
Eu roubei lojas de conveniência porque eu pensei que eles tornariam isso mais fácil.
Eu vivi com ratos e sapos, e eu passei fome por você.
Eu lutei com ursos gigantes e eu os matei também.

E a cada passo do caminho, eu sofri...
Cada noite e dia,
eu procurei por você.
Através de tempestades de areia e nebulosos alvoreceres, eu busquei por você

Eu estou cansado e fraco, mas eu sou forte por você.
Eu quero ir pra casa, mas meu amor não me deixa."


(Aqui outro video com cenas do anime. A musica de fundo é da banda Switchfoot)



O Viajante
Compartilhe este artigo: :

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Seguidores



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2013. Traveller
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger